O “tempo integral” na Educação Infantil: uma análise de suas concepções e práticas no estado do Espírito Santo
Esta pesquisa teve por objetivo investigar, por meio de um estudo exploratório quantiqualitativo, as práticas e as concepções do “tempo integral” na educação infantil em dez municípios capixabas, em seus contextos rural e urbano. A partir de entrevistas do tipo semiestruturadas a cinco categorias de sujeitos (professores, gestores escolares, gestores municipais, famílias e crianças), foi possível identificar um processo de naturalização da oferta do tempo integral como um dos grandes efeitos da “educação assistencialista” da educação infantil, fazendo emergir formas institucionalizadas e justificações múltiplas de ampliação do tempo de permanência das crianças em creches e pré-escolas sem que isto remeta diretamente a um projeto pedagógico diferenciado e à interpelação de políticas públicas como possibilidade problematizadora de afirmação da educação infantil como primeira etapa da educação básica.
Equipe Executora
Coordenação da Pesquisa
Coordenação Geral:
Vania Carvalho de Araújo (UFES/CE/PPGE)
Coordenação Adjunta:
Terezinha Maria Schuchter (UFES/CE)
Consultoria:
Manuel Jacinto Sarmento (UMINHO – Portugal)
Lúcia Velloso Maurício (UERJ)
Equipe Técnica:
Pesquisadores:
Edson Peixoto Maciel – UFES/PPGE
Geide Rosa Coelho – UFES/CE/PPGE
Luziane de Assis Ruela Siqueira – UFES/PPGE
Marcela Gama da Silva Gomide – CE/UFES
Marluce Leila Simões Lopes – UFES/PPGE
Rogério Drago – UFES/CE/PPGE
Apoio Administrativo:
Anicéia Oliveira Araújo – CE/UFES
Financiamento: MEC/FNDE
Resultados finais da pesquisa
Os resultados finais da Pesquisa estão disponíveis para acesso através do link abaixo:
Livro Educação Infantil em jordana de “Tempo Integral”: dilemas e perspectivas