ANÁLISES
Se pudessem construir uma cidade, como ela seria?
Ao discorrer sobre como seria essa cidade, as crianças a imaginam composta por diferentes elementos que dizem respeito a edificações (casas; prédios; ruas; uma casa para eu morar; ia fazer um castelo), ao uso de veículos (carros; motos; ônibus; bicicletas; caminhões), ao acesso a alimentos e guloseimas (morangos; comida; feijão; arroz; carne; pão; doces; frutas; sorvete; chips; rosquinha de chocolate; cheia de bala), à existência de estabelecimentos comerciais e lugares de entretenimento (shopping; lojas de roupas; lojas de brinquedos; supermercados; lanchonetes; cinema; parque aquático; loja de chapéu; ia fazer um castelo; um lugar para todo mundo dançar; ia ter roça), a determinados brinquedos (carrinho; bonecas; muitos brinquedos; bola; bicicleta; pula-pula) a equipamentos e espaços públicos (cidade com balanços e escorregador; com muitas pracinhas e parquinhos; muitas escolas; playground; balanços; roda-roda). Um grupo significativo de crianças remete a elementos da natureza (teria muitas flores, plantas e cheia de jardins; cheia de árvores; cheia de passarinhos e borboletas; seria cheia de peixes e tartarugas; lagoa; com cavalos). Outras criam um universo particular para a construção da cidade (seria um lugar para todo mundo dançar; teria um papai Noel; seria mágica; todo mundo brincando juntos; sem perigo). É possível inferir que as crianças imaginam a cidade a partir das suas experiências concretas de vida e das expectativas que criam por meio de diferentes dispositivos, sejam eles reais ou imaginários.