Educação Infantil, Infâncias e Cidade: um diálogo possível?

Esta pesquisa propõe problematizar a educação infantil a partir de certas linhas pouco visíveis na dinâmica social da escola e fora dela que podem influenciar tanto nas relações estabelecidas com a cidade quanto na formação das crianças. Tem por objetivo investigar as possibilidades de interação entre as instituições de educação infantil, suas infâncias a partir de uma descrição sobre as práticas sociais das crianças na cidade, seus vínculos com a educação infantil e as formas de interação estabelecidas entre as instituições de educação infantil e outros espaços da cidade na perspectiva de suas práticas educativas. A opção metodológica é um estudo exploratório qualitativo. Como campo de pesquisa serão privilegiadas três instituições públicas de educação infantil, sendo duas localizadas nos municípios de Vitória e uma em Guarapari. Como sujeitos da pesquisa participarão cinco crianças com idade de cinco anos de cada escola envolvida, pertencente à mesma turma, moradoras do bairro onde estudam e suas respectivas professoras. Para a interpretação e a descrição dos fenômenos a serem pesquisados serão utilizadas a observação participante das práticas cotidianas vividas pelas crianças – escola e comunidade – com registros em diário de campo; rodas de conversa com as crianças; conversas informais e entrevistas às professoras participantes, incluindo-se a análise de conteúdo dos projetos políticos pedagógicos produzidos pelas instituições investigadas. Fotografias, desenhos e alguns recursos geotecnológicos (GPS, mapas digitais, mapas afetivos e etc.) também serão utilizados para uma melhor compreensão dos percursos feitos diariamente pelas crianças e para caracterização dos seus contextos de ação. Se as instituições educativas têm sido interpeladas, na contemporaneidade, pelos diferentes acontecimentos da cidade, é porque cidade e escola precisam estabelecer uma relação dialógica mais efetiva e contínua, tendo como perspectiva as crianças e suas infâncias que se fazem presentes nas suas diferentes tramas sociais.

 

EQUIPE EXECUTORA

Coordenadora: Vania Carvalho de Araújo – PPGE/UFES

Equipe Participante:

Alexandra Santuzzi Zucoloto – Mestranda PPGE/UFES

Conceição Regina Pinto de Oliveira – Doutoranda PPGE/UFES

Yamilli Karen Rodrigues de Pinho da Matta – Mestranda PPGE/UFES

Apoio: Núcleo de Educação Infantil da UFES- NEDI/CE/UFES

 

Parceria Institucional:

Manuel Jacinto Sarmento – IE/Uminho – Portugal