Os sentidos atribuídos pelas crianças à cidade

A partir de um estudo exploratório qualitativo em dez municípios capixabas, esta pesquisa propõe investigar os sentidos atribuídos pelas crianças à cidade. Os sujeitos da pesquisa são 220 crianças com idades de cinco anos, residentes em contextos urbanos e rurais, que frequentam instituições públicas de educação infantil. Seus resultados preliminares apontam que, considerar as diferentes formas de simbolização das crianças acerca de seus mundos de vida é perceber que elas carregam consigo as marcas das culturas dos adultos, ao mesmo tempo em que são capazes de empreender outras formas de representação sobre a realidade, o que deixa transparecer um universo de significação peculiar sobre a cidade, cujas sutilezas constituem um patrimônio social próprio das culturas infantis, ainda que em plena articulação com as culturas adultas.

Equipe Executora

Vania Carvalho de Araújo (Coordenadora)
Alexandro Braga Vieira
Manuel Jacinto Sarmento
Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino
Edson Maciel Peixoto
Érika Milena de Souza
Ines de Oliveira Ramos
Jordano Francesco Gagno Brito
Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves Soares
Mario de Jesus Xavier
Rosali Rauta Siller
Victória Galter Vieira

Resultados finais da pesquisa


Para acessar alguns dos resultados da pesquisa,  favor clicar na seta da imagem.

Mapa das Microrregiões Pesquisadas*

Espacialização de algumas informações coletadas sobre os municípios pesquisados: dados demográficos, imagens das instituições e dos lugares de brincadeiras na cidade indicados pelas crianças. * Foi selecionado um município representando cada uma das dez microrregiões do Estado do Espírito Santo, em seus contextos urbano e rural.