As práticas e representações das crianças sobre a cidade

Por meio de um estudo exploratório realizado com 90 crianças com idades de cinco e dez anos de idade, esta pesquisa teve como objetivo identificar as brincadeiras vivenciadas pelas crianças no contexto rural e urbano e identificar os espaços mais utilizados por elas na cidade, tendo por base suas narrativas e desenhos. Seus resultados apontam que as crianças fazem experiência da cidade por meio de diferentes práticas sociais e culturais e suas representações sobre a cidade estão intimamente ligada às influências das imagens socialmente disponíveis e inscritas nos diferentes modos de inserção segundo as suas condições materiais de vida e de simbolização do mundo.

Equipe Executora

VANIA CARVALHO DE ARAÚJO – CE/PPGE/UFES (Coordenação Geral)

ADRIANA DO CARMO CORRÊA GONÇALVES – FEBF/UERJ
ALEXANDRO BRAGA VIEIRA – CE/UFES
ANA MOSCON – PMV
EDSON MACIEL PEIXOTO – IFES
ERIKA MILENA DE SOUZA – PPGE/UFES
INES DE OLIVEIRA RAMOS – CE/UFES
JORDANO FRANCESCO GAGNO DE BRITO – CCHN/UFES
LARA LUXINGER RAMIRO – CE/UFES
LUCIANA PIMENTEL RHODES GONÇALVES SOARES – CRIARTE-UFES
ROSALI RAUTA SILLER – EEEFM “GRAÇA ARANHA” (Sta. Mª Jetibá)
VICTÓRIA GALTER VIEIRA – CE/UFES