MATRÍCULAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: uma análise descritiva de âmbito nacional (2007 a 2017)

Esta pesquisa propõe-se a realizar um estudo sobre o percentual de matrículas de tempo integral na educação infantil, em âmbito nacional, correspondente ao período de 2007 a 2017. Tendo por base uma análise descritiva e explicativa do dados, espera-se traçar um perfil da série histórica a partir do cruzamento de dados do Inep (Censo Escolar), IBGE e Ministério da Saúde (Datasus). Considerando a necessidade de uma investigação mais ampla sobre a oferta da educação infantil em tempo integral nos municípios brasileiros, propomos uma pesquisa de natureza descritiva e explicativa, cujo objetivo geral é traçar um perfil das matrículas segundo o tipo de atendimento (parcial e integral); tipo de estabelecimento (creches e pré-escolas); tipo de localização (rural e urbano); tipo de dependência administrativa (federal, municipal e estadual); tipo de sistema de ensino (pública, privada e conveniada). Para o levantamento e análise dos dados, serão privilegiadas as bases de dados do INEP (Censo Escolar de 2007 a 2017), IBGE (Censo Demográfico de 2010) e dados do MDS. Como objetivos específicos propõe-se: identificar o percentual de matrículas em tempo parcial e integral na educação infantil, contexto rural e urbano, esfera pública e privada, tendo como fonte de análise dados do INEP consolidados no período compreendido de 2007 a 2017; identificar a taxa de atendimento em creche e pré-escola em tempo parcial e integral na educação infantil no período de 2007 a 2017; identificar o percentual de matrículas em tempo integral na educação infantil em relação aos demais níveis de ensino; realizar uma análise descritiva das séries históricas referentes aos indicadores educacionais de matrículas na educação infantil em tempo integral. Ainda é escassa a produção acadêmica sobre a educação infantil em tempo integral. A realização de uma pesquisa de natureza descritiva e explicativa acerca de alguns fenômenos que atravessam as motivações e efetivação das matriculas constitui um desafio peculiar, principalmente se considerarmos a complexidade de um tema pouco investigado. Espera-se que os resultados da pesquisa proposta contribuam para o aprofundamento de debates e estudos sobre o tempo integral na educação infantil e na sistematização da série histórica das matrículas correspondentes ao período de 2007 a 2017.

 

Coordenadora: Vania Carvalho de Araújo – PPGE/UFES

 

Equipe Participante:

Rennati Taquini – CE/UFES

Franceila Auer – CE/UFES

Kalinca Costa Pinto das Neves – PPGE/UFES

Caroline Falco Fernandes Valpassos – PPGE/UNB

Cristiano Meiga Belém – PPGEF/UFES

 

Pesquisador colaborador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira – IE/UMINHO – Portugal

Apoio: Núcleo de Educação Infantil da UFES- NEDI/CE/UFES