ANÁLISES
O que tem numa cidade?
“Casa” tornou-se o recurso mais frequente para as crianças moradoras do contexto urbano. Porém, nas narrativas das crianças do campo, sapo, cobra, cavalo, cabrito e plantas aparecem como componentes importantes. Nesse caso, a estruturação de seus mundos de vida no campo é transmutada como cidade, o que deixa entrever que, para as crianças, não existe um sentido único e homogêneo de cidade, pois tais sentidos dizem respeito também às impressões primeiras de suas práticas sociais e culturais vividas. Ao considerarmos todas as respostas sobre o que tem numa cidade ? destacam-se os lugares por elas vividos (a própria cidade, praia, lagoa, roça), lugares por elas conhecidos (outras cidades, lugarejos) e lugares por elas concebidos, como edificações (casas, prédios, apartamentos, escola, hospital, igreja, praças, parquinhos, rua), estabelecimentos comerciais (lojas, supermercados, shopping, padaria, etc.), elementos da natureza (árvores, pedras, areia, folhas, flores, rio, animais), pessoas (família, criança, policial), brinquedos (bonecas, panelinhas, Barbie). Além disso, apontam outras informações, cujas propriedades, mesmo distintas entre si, estão relacionadas à composição de uma cidade, tais como, comida, feijão, doce, frutas, leite, sorvete, semáforo, dengue e placas de trânsito.