Divulgação: Colóquio Internacional Crianças e Territórios de Infâncias

Coloquio Internacional Crianças e Territórios de Infâncias

A Universidade de Brasília tem a honra de sediar o Colóquio Internacional Crianças e Territórios de Infância no Brasil, que ocorrerá entre 26 e 28 de março de 2018, ena sequência, o II Encontro Intermediário do Grupo de Trabalho Geografia nos Anos Iniciais, Educação Infantil e EJA, no dia 29 de março de 2017. O Local escolhido: Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro.

Este importante colóquio com abordagem sobre crianças e territórios de infância no Brasil, ocorrerá como culminância da exposição Infancia /Dictadura: Testigos y Actores (1973-1990) organizada pela Profa. Dra. Patrícia Castillo Gallardo na Casa da Cultura da América Latina da UnB em Brasília, Distrito Federal.

O tema abordado defende que, na produção dos espaços, as convergências e divergências de diferentes grupos presentes na sociedade concretizam diversos territórios. Os territórios têm, assim, em suas constituições um caráter semiótico na medida em que se estabelecem como símbolos, e devem ser analisados como uma teia de significados que, ao ser construído por um determinado grupo social, também o constrói. Esse processo implica demarcações de alteridades e organização de fronteiras, constituindo limites entre diferenças, o que torna possível o processo de territorialização e de identificação. Partindo da concepção de que toda criança nasce num certo momento histórico, num certo grupo cultural, num certo espaço-tempo de onde estabelece suas interações sociais e constrói sua identidade, pode-se inferir também que toda criança é criança em alguns locais dentro do local, pois esse mesmo mundo adulto destina diferentes parcelas do espaço físico para a materialização de suas infâncias.

O evento tem como objetivo: contribuir com o intercâmbio de professores e estudantes das Universidades participantes; propiciar o estreitamento de vínculos entre Grupos de Pesquisa de Universidades brasileiras e estrangeiras; fomentar a divulgação e a sistematização de estudos teóricos sobre infância e território e estabelecer convênios entre os programas de pós-graduações com as universidades estrangeiras participantes, criando projetos de pesquisas comuns, missões de trabalhos e estudos entre os países.

O Colóquio é resultado da articulação dos seguintes grupos de pesquisa: GRUPEGI – Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância, vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora e à Universidade Federal Fluminense e ao Grupo de Pesquisa Educação em contextos culturais específicos, vinculado à Universidade de Brasília.

Nessa ocasião, a Profa. Dra. Vania Carvalho de Araújo atuará como palestrante no “Território de conversa II” em diálogo com a Profa. Dra. Maria Letícia Nascimento (USP), Profa. Dra. Fernanda Muller e a Profa. Dra. Odiones de Fátima Borba

Para mais informações acesse a página do evento clicando no link a seguir: https://www.even3.com.br/territoriosdeinfancia

Feedback

  Comentários: 1

  1. Maria Luisa Furlin Bampi


    Muito Bom!!!

Seu feedback