Artigo – Privatização da avaliação do PNE (2014-2024): Itaú Social e a Meta 19
Franceila Auer
Heitor Lopes Negreiros
Wagner dos Santos
Vania Carvalho de Araújo
Resumo: Este artigo tem como objetivo problematizar a utilização do Referencial da Qualidade da Gestão da Educação na Rede Municipal do Itaú Social como instrumento de avaliação da Meta 19 do Plano Nacional de Educação. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo documental e utiliza o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq) como instrumento de auxílio das análises. Com base no pensamento de Hannah Arendt discute a relação entre o público e o privado, além das concepções de Antoni Verger sobre a privatização. Dialoga, também, com John Friedmann no que diz respeito ao ciclo de políticas. Os resultados indicam que o Referencial do Itaú Social atende à parte das Estratégias da Meta 19 do Plano, sobretudo ao considerar o indicador auxiliar de monitoramento do Observatório do Plano Nacional de Educação. Todavia, a implicação da utilização do Referencial para a avaliação do Plano Nacional de Educação, em específico da Meta 19, indica que os interesses privados buscam ganhar visibilidade “pública” por meio da adoção desse documento pelas Secretarias Municipais de Educação.
Palavras-chave: Plano Nacional de Educação. Itaú Social. Público e privado.
Link para download: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/23197