Artigo – Visita técnico-científica no Instituto Universitário Sophia: algumas reflexões sobre o amor ao mundo
Franceila Auer
Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro
Vania Carvalho de Araújo
Resumo: Este artigo tem como objetivo discorrer sobre uma visita técnico-científica realizada no Instituto Universitário Sophia, em Figline e Incisa-Valdarno, na região da Toscana-Itália, em articulação com o pensamento de Hannah Arendt e a experiência de Chiara Lubich. Para tanto, adota um relato de experiência escrito sob formato de ensaio e mobiliza o conceito de amor em ambas as autoras. Os resultados indicam que a proposta educacional idealizada por Chiara Lubich ultrapassa a preocupação com apenas a formação acadêmica dos estudantes, pois alcançam uma experiência de mundo comum e de responsabilidade pela comunidade, cujos conhecimentos produzidos e projetos de estudo extrapolam o cenário universitário e associam-se às demandas locais. Experiências essas que parecem alinhar-se às reflexões arendtianas sobre o amor mundi enquanto um artifício humano de se conectar ao outro na ação, no discurso e nas inter-relações tecidas na vida social bem como no compromisso pelo próximo com vistas a construção de uma sociedade mais humanizada.
Palavras-chave: Chiara Lubich e amor. Hannah Arendt e amor mundi. Proposta educacional e mundo.
Download no link a seguir: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/5938/5938