Dissertação – Conversações, brincadeiras e andanças com as crianças: um estudo a partir da “gramática das culturas da infância”

Yamilli Karen Rodrigues de Pinho da Matta

ResumoEm busca de compreender o lugar social que a contemporaneidade reservou para as crianças e, sobretudo, o interesse pelo lugar que as crianças constroem por meio de suas culturas, Sarmento (2003a) aponta para a existência de uma gramática própria das culturas da infância. Esta gramática trata de uma normatividade simbólica, expressa pelas dimensões da semântica, sintaxe e morfologia, que a interatividade, a ludicidade, a fantasia do real e a reiteração, como eixos estruturadores das culturas infantis. A partir das reflexões teóricas propostas por Sarmento (2003a) acerca da gramática das culturas da infância e em diálogo com as contribuições da historiografia da infância (ARIÈS, 1986), da sociologia da infância (SARMENTO, 2003a; 2003b; CORSARO, 2011), da antropologia da criança (COHN, 2005) e da geografia da infância (LOPES, 2018), esta pesquisa propõe investigar como a gramática das culturas da infância revela o lugar social que as crianças constroem por meio das suas experiências dentro e fora da instituição de educação infantil. Com o objetivo de realizar uma pesquisa em companhia das crianças, optamos pela etnografia como percurso metodológico. Quanto ao campo de pesquisa, privilegiamos uma classe de educação infantil multisseriada, em uma instituição pública de ensino, localizada no contexto rural do município de Guarapari/ES. Como estratégia para interpretação e registro dos dados, além da observação participante, rodas de conversas, brincadeiras e andanças com as crianças, utilizamos registros fotográficos e diários de campo. Analisar as experiências vividas pelas crianças, a partir dos traços de sua própria cultura, é uma tarefa necessária para compreender as crianças e suas infâncias. A análise das infantis, por meio de sua gramática, pode se constituir em um importante objeto para compreender o lugar social que as crianças constroem, por meio de suas culturas, tarefa esta que se encontra em boa medida a ser realizada, considerando o ainda escasso volume de pesquisas e publicações.

Palavras-chave: Culturas infantis. Gramática das culturas da infância. Educação infantil.

Link para  download: Dissertação -Yamilli Karen Rodrigues de Pinho da Matta

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