Participação na Formação “Descolonização Curricular: por que estudamos um lado só da história na nossa formação de professor/a?”

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No dia 30 de julho de 2022, a doutoranda em educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes) e pesquisadora do Grupo IESC, Heloisa Ivone da Silva de Carvalho participou do Curso de Formação de professoras de Serra que atuam na educação infantil e ensino fundamental como o tema “Descolonização Curricular: por que estudamos um lado só da história na nossa formação de professor/a?”  promovida pela Coordenação de Estudos Étnico-raciais.

Dentre as contribuições teóricas, a pesquisadora destacou em sua fala a história de Ruby Nell Bridges Hall (Tylertown, 8 de setembro de 1954), uma ativista estadunidense conhecida por ser a primeira criança negra a estudar em uma escola primária caucasiana, em Louisiana, durante o século XX, que frequentou a Escola Elementar William Frantz. É urgente potencializarmos práticas pedagógicas que reconheçam o lugar das crianças negras e indígenas na História, na Matemática, na Arte, nas Ciências e em todas as áreas do conhecimento. Precisamos trazer para o centro de nossas rodas a Lei 10.639/03 (que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena em todas as escolas, públicas e particulares, desde a Educação Infantil até a EJA). Enquanto profissionais e pesquisadoras do campo da educação somos responsáveis por caminhos para a construção de uma escola antirracista, que proponha uma ruptura epistemológica que torna possível a emergência desses saberes silenciados.

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