Artigo – A invisibilidade da autodeclaração racial das crianças negras na educação infantil em tempo integral

Heloisa Ivone da Silva de Carvalho

Franceila Auer

Kalinca Costa Pinto das Neves

Vania Carvalho de Araújo

Resumo: Este artigo tem como objetivo problematizar o processo de autodeclaração racial das crianças matriculadas em um Centro Municipal de Educação Infantil em tempo integral, destacando a raça/cor, renda salarial e escolaridade de suas respectivas famílias. Para tanto, realiza uma análise documental de dados referentes às matrículas das crianças no Sistema de Gestão Escolar do município de Vitória – ES. Os resultados indicam que a autodeclaração racial não ocorre no contexto pesquisado, o que requer uma problematização do processo de identidade racial e da compreensão de uma experiência afro-centrada com as crianças na Educação Infantil, considerando o racismo estrutural presente na sociedade. A maior parte das famílias possuem o Ensino Fundamental incompleto e adquirem financeiramente entre R$ 261,00 e R$ 1300,00 por mês. Ainda, as crianças têm raça/cor declarada pelos adultos majoritariamente como negras, embora haja um número considerável de não declaradas. Nota-se a impossibilidade de compreender os dados de raça/cor sem a devida atenção às questões socioeconômicas e educacionais que os atravessam.

Palavras-chave: Infância. Identidade racial. Educação Infantil.

Link download: Vista do A invisibilidade da autodeclaração racial das crianças negras na educação infantil em tempo integral (ufsc.br)

Seja o primeiro a comentar.

Seu feedback