Artigo – Educar na infância em/com/para os direitos humanos

Alana Dourado Portes

Franceila Auer

Heloísa Ivona da Silva de Carvalho

Vania Carvalho de Araújo

Resumo:  Este artigo, sob formato de ensaio, tem por objetivo refletir sobre os sentidos de uma educação infantil em/com/para os direitos humanos. Realiza uma análise crítica com abordagem qualitativa de documentos que versam os direitos humanos e segue com problematizações teóricas acerca da educação infantil. Também faz articulação com tirinhas da personagem Mafalda que faz indagações sobre questões que frequentemente violam os direitos humanos. Para avançar no entendimento da temática, Benevides (2007) provoca contribuições teóricas, apresentando três pressupostos da educação para os direitos humanos: permanência, continuidade e globalidade; mudança cultural; e a promoção dos valores humanos. Concluise que a relevância dos processos reflexivos perpassarem as diversas práticas educacionais e estratégias que compõem a formação das crianças é uma possível saída para as afrontas aos direitos humanos dentro e fora das instituições de educação infantil – entendendo a educação como uma aposta ético-política, inspirado em Arendt (2019).

Palavras-chave:  Educação Infantil. Direitos Humanos. Infâncias.

Link para download: https://revistaseug.ugr.es/index.php/dedica/article/view/27596

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