Artigo – O “consenso” no Projeto Principal para a Educação na América Latina e Caribe (1980-2000): diálogos com Bakhtin e Arendt

Fabricia Pereira de Oliveira Dias

Vania Carvalho de Araújo

Resumo: Este artigo, sob formato de ensaio, problematiza os termos unanimidade e consenso utilizados no Projeto Principal para a Educação na América Latina e Caribe (PPE). Em diálogo com Bakhtin e Arendt, discute sobre o caráter ilusório desses termos e sua utilização determinística, indicando sua larga influência nas deliberações brasileiras para a educação entre 1980 e 1990. Para o aprofundamento das análises, toma por referência as enunciações presentes nos Boletins publicados na vigência do Projeto. Conclui que o frequente recurso aos termos, em vez de representar um comum acordo e uma deliberação conjunta entre os países da região, constituiu-se em um artifício performático para validar objetivos previamente arquitetados pelos diferentes organismos internacionais.

Palavras-chave: Caribe e América Latina. Consenso. Política educacional. Unesco.

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