Dissertação – Os bebês nas instituições de educação infantil: mapeando a produção acadêmica

Alexandra Santuzzi Zuccolotto

 

Resumo:  Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, propõe investigar como os bebês têm sido referenciados nos documentos normativos nacionais, bem como nas produções acadêmicas, no campo da educação infantil, tomando por referência a base de dados do Portal da Capes (dissertações e teses) relativa ao período compreendido entre 2010 e 2018, a partir dos descritores: “bebês” AND “educação infantil‖”; “bebês” AND “infâncias” e “bebês” AND “creche”. Para o tratamento dos dados, utiliza o software NVivo como uma ferramenta que possibilita estruturar e apresentar o volume de informações e dados da pesquisa retratados por meio de “nuvens de palavras”, “árvore de palavras” ou de “mapas de árvore'” exibindo a frequência de uma determinada informação. Dentre as principais conclusões, destaca a pouca referência aos bebês nos documentos que versam e/ou legislam sobre a educação infantil. Nas dissertações e teses analisadas, os principais percursos teóricos e metodológicos utilizados nos estudos que contemplam os bebês apontam para uma concepção deles ancorada segundo os pressupostos da Sociologia da Infância, da Pedagogia da Infância, da Psicologia e da Psicanálise. Embora identificada uma preocupação em demarcar a idade dos bebês, não há consenso entre os pesquisadores investigados. Isso revela ser esse um campo pouco explorado sob o ponto de vista acadêmico, exigindo novas problematizações e estudos acerca dos bebês da/na educação infantil.

Palavras-chave: Bebês. Legislação e bebês. Educação infantil e bebês.

 

Link para download: Dissertação – Alexandra Santuzzi Zucoloto

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