Dissertação – Os olhares das crianças sobre a cidade de Vitória/ES: a escola como ponto de partida

Dissertação Ana Moscon

OS OLHARES DAS CRIANÇAS SOBRE A CIDADE DE VITÓRIA – ANA MOSCON DE ASSIS PIMENTEL TEIXEIRA

RESUMO
Este estudo tem como objetivo investigar as experiências realizadas pelas crianças moradoras do bairro São Benedito, em suas relacionalidades com e nos espaços sociais da cidade de Vitória/ES. Considera-se a escola como um ponto de partida e de análise da conjuntura da cidade. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa e tomou como base a cartografia, o que possibilitou acompanhar processos de subjetivação e criação de sociabilidades produzidas entre e com as crianças. Como referencial teórico, utiliza autores que defendem uma concepção de criança como autoras, sujeitos históricos, sociais, pertencentes a um espaço geográfico, capazes de se apropriar e de recriar culturas. Faz um diálogo, ainda, com autores que problematizam a organização e as relações que se constituem nos espaços urbanos na contemporaneidade. Como resultado, aponta algumas análises, destacando que a cidade de Vitória, apesar de sua pequena extensão geográfica, guarda muitas diferenciações em seus usos e apropriações pelas crianças das distintas classes sociais. Apesar de os olhares das crianças de São Benedito terem amplo alcance sobre Vitória, os espaços de lazer da cidade são pouco acessíveis a elas. A escola exerce um papel importante na vida das crianças, contudo sua forma de organização impõe modos de silenciamentos e negação das culturas infantis, que limitam as possibilidades de reinvenção e participação. Nesse sentido, as crianças reivindicam espaços de encontros, de descobertas, de manifestação da liberdade, espaços que promovam outros modos de convivência, que criem ligames e oportunidades de expressar os seus sonhos e suas peculiaridades, tanto na escola, quanto no bairro e na cidade. Os seus desejos e anseios sinalizam a importância de se potencializar uma escola e uma cidade que tenha condição de contribuir para que elas se reconheçam nesse espaçotempo histórico, social, geográfico e possam encontrar um lugar para si e se comprometer com o bem comum. Bairro, cidade, escola e infância, eis uma tessitura que precisa se constituir na dinâmica da cidade, de forma a dar visibilidade às crianças e às suas culturas.
Palavras-chave: Culturas infantis. Cidade. Infância. Espaços urbanos.

Autora: Ana Moscon de Assis Pimentel Teixeira

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